quarta-feira, 25 de abril de 2012

Cervejas Trapistas


Para ser considerada uma cerveja trapista alguns criterios deverão ser adotados:
  • Deverão ser produzidas por monges da ordem trapista ou sob supervisão destes.
  • A produção, em pequena escala e o lucro geralmente revertido para o sustento do monastério e/ou programas sociais da localidade onde o mosteiro se encontra

 “Trapista é uma ordem eclesiástica que possui uma rigorosa doutrina que rege suas ações perante a comunidade que a cerca. Ao todo, são 17 mosteiros associados à ordem, sendo que 9 deles complementam suas atividades com a produção de cervejas. São eles: Westvleteren (BEL), Westmalle (BEL), Tilburg (HOL), Rochefort (BEL), Chimay (BEL), Mont des Cats (FRA), Achel (BEL), Orval (BEL) e o mais recente, Engelszell (AUS).


Essa mais recente cervejaria trapista começou suas atividades no início de fevereiro de 2012, e logo o primeiro lote de cervejas deve deixar suas dependências para abastecer primeiro a comunidade próxima e depois o mercado americano. Para o mundo cervejeiro, esta nova trapista é mais uma garantia de que o legado e os sabores característicos da "cerveja monástica" serão preservados.

É importante ressaltar que qualquer mosteiro trapista pode ter inúmeras atividades, e no caso deste austríaco, a cerveja é apenas uma delas. Outros produtos como geleias, queijos e licores já são produzidos ali. Além disso, o mosteiro desenvolve trabalhos na comunidade, com um hospital e uma escola.” 

O texto acima foi escrito por Rene Aduan Jr. que tive o prazer de conhecer em janeiro deste ano no SENAC/Consolação.

Para quem quer saber ainda mais sobre a ordem trapista - o site oficial da associação é bem completo: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário